Características exclusivas da Acreditação FACT

Qualidade das amostras

  • As amostras deverão ter no mínimo 85% de viabilidade celular.
  • É solicitada história clínica dos familiares de 1º grau.
  • São definidos procedimentos específicos no que diz respeito à transferência das amostras em caso do banco cessar/suspender a sua atividade.
  • Os registos devem ser mantidos indefinidamente.
  • No caso de interrupção de atividade a Acreditação FACT é específica e define de forma detalhada os procedimentos a adotar.

Seleção de dadores e colheita

  • A FACT exige validação prévia dos kits de criopreservação de forma a assegurar temperaturas de transporte adequadas.
  • São definidos requisitos para o treino e formação dos Técnicos que executam a colheita dos produtos biológicos, nomeadamente no manuseamento do kit, técnicas de desinfeção, de identificação e verificação da identidade da dadora.

Processamento

  • Definição de períodos máximos distintos para início do processamento, para amostras para uso autólogo/relacionado e uso alogénico.
  • Exigências relacionadas com armazenamento nas criobolsas. Definição dos segmentos de tubuladura (3), tamanho e volume a guardar, número de amostras de sangue materno e respetivas condições de armazenamento.
  • Define critérios mínimos para a taxa de recuperação das células nucleadas na descongelação (> 60%).
  • A FACT define que, pelo menos 3 amostras/ano, deverão ser testadas para garantir que os procedimentos instituídos asseguram uma qualidade das amostras com utilidade terapêutica.

Resgate e distribuição das amostras:

  • São exigidos dados clínicos do paciente após o transplante das células, nomeadamente sobre a taxa de recuperação das células nucleadas viáveis, bem como a avaliação do paciente transplantado no que diz respeito à Doença do Enxerto contra o Hospedeiro (no caso de transplante relacionado).

Fonte: https://cord.memberclicks.net/assets/docs/standards_and_%20accreditation.pdf

PME Líder

Como todos sabemos Portugal é um País de micro, pequenas e médias empresas. Temos mais de 1 milhão, das quais pequenas e médias empresas (PME’s) são mais de 300 000.
É com muito orgulho que a BebéVida é, pelo 10º ano consecutivo, uma das 8000 PME Líder portuguesas que cumpre com uma série de critérios bastante exigentes.

PME Excelência

Pela 3ª vez, a BebéVida é igualmente uma das menos de 2 000 empresas PME Excelência em Portugal, e a única do nosso setor.
Este reconhecimento financeiro, por parte da Banca e do IAPMEI, é a prova que somos uma empresa sólida.

Prémio 5 Estrelas

Pelo segundo ano consecutivo, a BebéVida é distinguida pelos consumidores com o Prémio 5 Estrelas na Categoria Criopreservação.
Esta distinção é atribuída pelos consumidores e mede o seu grau de satisfação face a produtos e serviços disponibilizados.

“A BebéVida foi eleita pelo segundo ano consecutivo a melhor empresa de criopreservação a atuar em Portugal”, afirma Luís de Melo, administrador da BebéVida.
“Obrigado aos nossos clientes que nos avaliaram melhor que aos nossos concorrentes. Este prémio é Vosso! Obrigado igualmente a toda a equipa BebéVida por continuar a acreditar que é possível fazer ciência de qualidade em Portugal”.

Durante vários meses, estiveram em avaliação 952 marcas, divididas por 171 categorias distintas. Mas como já é habitual, somente as marcas Extraordinárias recebem a distinção Cinco Estrelas.