Acreditação FACT: O que significa?

A FACT – iniciais de Fundação para Acreditação de Terapia Celular -, é uma organização sem fins lucrativos, sedeada na Universidade do Nebraska, E.U.A, que tem por objetivo contribuir para a melhoria das práticas no âmbito da transplantação hematopoiética e terapias celulares. Assim, os destinatários últimos da FACT são os pacientes, para que beneficiem das melhores práticas clínicas a nível mundial.

Para atingir estes objectivos para os pacientes existem várias vertentes que são trabalhadas pela FACT:

– A formação dos profissionais de saúde envolvidos na prática clínica da transplantação hematopoiética e terapia celular.

– No estabelecimento de normativo para as boas práticas não só na obtenção dos produtos biológicos para transplante como nos próprios procedimentos clínicos nos transplantes e terapias celulares.

– Na promoção da investigação na área da transplantação e terapia celular.

– No estabelecimento de networking na área da transplantação hematopoiética e terapia celular.

O sucesso de um transplante depende de muitos fatores, entre os quais a qualidade da amostra em termos do seu potencial terapêutico. Sabendo disso, os principais especialistas em transplantação para tratamento de doenças como leucemias, linfomas, e outros cancros líquidos e sólidos congregaram os seus esforços para estabelecer um conjunto de regras muitos estritas em termos de procedimentos, materiais, instalações e recursos humanos. Essas regras estão estabelecidas e periodicamente revistas no documento CORD BLOOD – Accreditation Manual.

Os principais bancos de sangue do cordão umbilical do mundo, ou seja, aqueles que mais amostras resgatam para transplante são acreditados pela FACT. É, pois, significado da importância que uma acreditação como esta representa para a BebéVida no reforço da garantia de qualidade dos produtos biológicos armazenados.

Importa ainda dizer que a cada 3 anos é publicada uma nova edição do Manual de Acreditação implicando também a realização de um processo inspectivo on-site da atividade do banco, garantindo a adaptação às novas normas bem com o cumprimento permanente das restantes.

Saiba mais sobre requisitos da FACT

Segue pequena lista dos principais bancos de sangue do cordão umbilical do mundo:

  • New York Blood Center (Nova Iorque, EUA)
  • Carolina Cord Blood Bank (Carolina do Norte), EUA)
  • Banc de Sang i Teixits (Barcelona, Espanha)
  • Milan Cord Blood Bank (Italia)