Crescimento de ensaios clínicos em terapia celular em ano de pandemia

O website celltrials.org anunciou que, durante o ano de 2020, e apesar de ser um ano de pandemia, o número de ensaios clínicos em terapias avançadas subiu cerca de 29% em relação a 2018 e 2019.

O artigo mostra que houve uma duplicação de ensaios clínicos realizados com células estaminais mesenquimais, passando dos 156 em 2019 para 300 em 2020. Esta notícia é tanto mais relevante quando comparamos com os ensaios clínicos com células CAR.

É importante aqui destacar que este aumento dos ensaios clínicos com células estaminais mesenquimais registaram-se em tratamento de doença pulmonar. Foram cerca de 116 ensaios clínicos utilizando células estaminais mesenquimais para tratar pacientes com Covid-19 e com síndrome respiratório agudo.

Assim, podemos afirmar que 80% do crescimento deste tipo de ensaio clínicos deveu-se à pandemia por Coronavírus. Anteriormente, o tratamento de patologias neurológicas era claramente a área que concentrava a maior atenção da comunidade médico-científica mundial.

Também é importante realçar que metade dos ensaios clínicos com uso de células estaminais mesenquimais se concentraram na China e nos EUA, chegando em alguns casos a fases 2 e 3 de investigação.

Saber mais sobre Células Estaminais