EUA atribui mais 23 milhões de dólares ao armazenamento de sangue do cordão umbilical

O  Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, assinou uma lei que permite atribuir mais 23 milhões de dólares para o financiamento do programa de armazenamento de amostras de sangue do cordão umbilical até 2025.

Trata-se de um reforço da aposta do governo americano nos bancos públicos de sangue do cordão umbilical, como fonte alternativa de células estaminais para transplante hematopoiético.

Para além disso, ainda foi anunciado mais um reforço de verba de 30 milhões de dólares anuais para financiamento do programa C.W. Bill Young Cell Transplantation, que tem por objectivo financiar o tratamento de doentes com cancro a necessitar de transplante de medula óssea ou sangue do cordão umbilical.

”O financiamento permitirá aos bancos continuarem a adicionar unidades de sangue do cordão umbilical de alta qualidade aos seus inventários. Isto, por sua vez, proporcionará maiores oportunidades aos dadores e um melhor acesso aos transplantes para os doentes necessitados”, refere a Presidente da Cord Blood Association, Dra Joanne Kurtzberg.

Os fundos agora autorizados também servirão para apoiar financeiramente as organizações sem fins lucrativos dedicadas ao tratamento dos resultados dos transplantes realizados a nível mundial e que tem sido uma preciosa ferramenta no reforço da importância do sangue do cordão umbilical como fonte de células estaminais para transplante hematopoiético.

Quer saber mais sobre Células Estaminais?