Técnico de Laboratório BebéVida Covid-19

Infusão de Células Estaminais no combate ao Covid-19

Infusão de células estaminais mesenquimais podem vir a demonstrar capacidade no combate ao Coronavirus (Covid-19)

Foi publicado um novo estudo na revista Aging & Diseases reportando os resultados da infusão intravenosa de células estaminais mesenquimais em pacientes com Coronavirus revelando melhorias no estado clínico dos pacientes.

Este estudo revelou que a infusão intravenosa de células estaminais mesenquimais  é não tão só segura como se mostra efetiva no tratamento de pacientes com pneumonia devido à infeção por Covid-19, incluindo pacientes idosos com pneumonia grave.

O Covid-19 é uma doença aguda respiratória grave  causada por um novo Coronavírus tecnicamente designado por SARS-CoV-2 – Síndrome respiratório agudo  por infeção por Coronavirus 2.

Atualmente, tratar pacientes infetados com Covid-19, particularmente aqueles afetados com pneumonia grave, é uma desafio  pois ainda não existem medicamentos e vacinas específicos para tratar o Covid-19.

Assim,  este estudo tenta demonstrar que a terapia celular com células estaminais mesenquimais pode inibir uma resposta descontrolada do sistema imune e por isso  promover uma reparação endógena essencialmente devido à melhoria do microambiente pulmonar  depois da infeção por Covid-19.

O passo seguinte é alargar este estudo a um maior nº de pacientes para que as conclusões sejam mais robustas em termos terapêuticos.

Pode ler o artigo completo aqui.

Quer saber mais?