Técnico de Laboratório BebéVida Covid-19

Transplante com Células Estaminais em doentes com Covid-19

Transplante com células estaminais mesenquimais melhora a condição dos pacientes com pneumonia devido a infeção por Covid-19

Foi levado a cabo um estudo para investigar o efeito do transplante de células estaminais mesenquimais  na melhoria da condição de saúde de 7 pacientes com pneumonia devido a infeção com Covid-19. Este estudo teve lugar na cidade de Pequim entre 23 de janeiro e 16 de fevereiro de 2020.

14 dias após a infusão de células estaminais mesenquimais, o estado clínico dos  7 doentes  foi avaliado, nomeadamente, os níveis inflamatórios, a resposta do sistema imunitário  e os eventuais efeitos adversos.

A análise dos resultados permitiu concluir que a infusão de células estaminais mesenquimais pode curar ou melhorar o estado clínico de pacientes infetados com Covid-19 sem causar efeitos adversos.

A função pulmonar e os sintomas destes 7 pacientes melhoraram significativamente 2 dias após a infusão. Inclusivamente, 3 dos 7 pacientes tiveram alta 10 dias após infusão onde um deles se encontrava num estado de saúde particularmente grave.

Após a infusão, o nível dos linfócitos registaram aumento, a Proteína C Reativa diminuiu e  as  citocinas de hiper-reacção do sistema imunitário à infeção por Covid-19 desapareceram 3 a 6 dias após a infusão.

Em conclusão, a transplantação intravenosa de células estaminais mesenquimais é um procedimento seguro com resultados efetivos no tratamento de pacientes com pneumonia por infeção de Covid-19, especialmente em pacientes em estado crítico.

Pode ler o estudo completo aqui.

Tem dúvidas? Nós respondemos.