Células Estaminais
As células estaminais, também conhecidas por células “tronco” ou células “mãe”, são células com uma enorme versatilidade e com duas características que as diferenciam das restantes células do nosso corpo:
- A capacidade de se auto-renovar indefinidamente;
- A capacidade de se diferenciarem em múltiplas linhagens celulares.
Estas duas características fazem com que estas células sejam utilizadas no tratamento de mais de 80 doenças, atuando a nível da reparação dos tecidos e consequentemente no tratamento de doenças decorrentes de disfunção celular. São os casos das doenças hemato-oncológicas e doenças do âmbito da medicina regenerativa.
Fontes de Células Estaminais
Existem várias fontes de células estaminais: Medula Óssea, Sangue Periférico, Tecido Adiposo, Mucosa Nasal, Polpa dentária.
A BebéVida centra a sua atividade no processamento e criopreservação das células estaminais do:
Sangue do Cordão Umbilical
As células hematopoiéticas, que se diferenciam em células de linhagem sanguínea, têm sido colocadas pelas pesquisas atuais como elementos de grande importância em terapias hematológicas e oncológicas, tais como leucemias, linfomas e anemias.
Tecido do Cordão Umbilical
As células mesenquimais são células indiferenciadas com capacidade de autorrenovação e multiplicação e podem diferenciar-se noutras linhagens celulares. É com estas células que dezenas de ensaios clínicos se encontram a decorrer nas mais diversas patologias.