VANTAGENS
Vantagens de guardar as células estaminais
No momento do parto, só existem dois destinos possíveis para o sangue e tecido do cordão umbilical, ou seja, para as células estaminais – Guardar ou descartar. Cabe-lhe a si decidir qual o destino das suas amostras.
Nós ajudamos a tomar uma decisão, com um conjunto de vantagens que terá ao optar por criopreservar o sangue e o tecido do cordão umbilical.
Compatibilidades
O Sangue do cordão umbilical é 100% compatível com o próprio e existe uma probabilidade acima de 25% da amostra ser compatível entre irmãos dos mesmos progenitores.
No que diz respeito ao Tecido do cordão umbilical, esta questão não se coloca devido à sua baixa imunogenicidade. As células mesenquimais do Tecido para utilização no âmbito da medicina regenerativa podem ser utilizadas sem existir compatibilidade entre dador e recetor.
Disponibilidade
As amostras de Sangue e Tecido estão imediatamente disponíveis para utilização terapêutica. É importante recordar que o fator tempo assume um papel preponderante num tratamento, não sendo necessário aguardar para se encontrar um dador compatível.
Recuperação
A utilização do Sangue do cordão umbilical apresenta um melhor prognóstico de recuperação e uma menor probabilidade de incidências pós-transplante. Estas complicações podem surgir quando falamos de terapias em que o dador e o recetor são pessoas diferentes.
Nestes casos, as Células Mesenquimais do Tecido assumem um papel vital, já que a sua aplicação diminui os riscos e complicações pós-transplante, nomeadamente na Doença do Enxerto Contra o Hospedeiro.
Colheitas sem Risco
A colheita de Sangue e Tecido do cordão umbilical é não invasiva e indolor, para a mãe e para o bebé. Comparativamente com a colheita de medula óssea, este procedimento torna-se mais simples.
Ao guardar as células estaminais, terá ao seu dispor uma opção terapêutica para o tratamento de mais de 80 doenças.