Kamsiyochukwu Bryan Peter Ezenwa é um menino nigeriano que em 2013 foi diagnosticado com uma Anemia Falciforme e que após a realização de um transplante com células estaminais do sangue do cordão umbilical, ficou curado, tendo consequentemente melhorado a sua qualidade de vida.
Ezenwa e a sua família são da Nigéria, mas moravam na Índia quando esta doença foi descoberta aos 2 anos de idade. A mãe de Ezenwa, naturalmente, nunca desistiu de procurar as melhores soluções para a recuperação da saúde do filho, sendo que o seu médico recomendou o procedimento de transplante, através do uso das células estaminais do sangue do cordão umbilical de um irmão, referindo que este poderia terminar com as crises de dor do menino e curar a anemia. Para tal, a mãe de Ezenwa deu à luz o seu segundo filho em 2018 e decidiu guardar o sangue do cordão umbilical num banco privado Cordlife Sciences India, pertencente ao Cordlife Group e localizado perto de Calcutá. Em janeiro de 2020, o seu primeiro filho foi submetido a um regime de quimioterapia num hospital em Delhi, recebendo de seguida o transplante com as células estaminais do cordão umbilical do seu irmão mais novo. A mãe dos meninos afirma: “Desde o transplante, o Ezenwa não teve mais crises, livrando-se das dores e tendo-nos sido permitido assim o regresso à nossa casa na Nigéria”.
Anemia Falciforme
A Anemia Falciforme, também conhecida como, Drepanocitose é uma doença do sangue hereditária que afeta os glóbulos vermelhos, sendo que estes apresentam a forma de uma foice, em vez da forma arredondada, impedindo assim o transporte adequado de oxigénio. Esta doença também desenvolve bloqueios nos vasos sanguíneos dos pacientes, devido à forma adquirida pelos glóbulos vermelhos. Os pacientes com esta patologia têm sintomas como a fadiga crónica, devido à falta da quantidade adequada de oxigénio e crises de dor e inchaço, devido ao bloqueio dos vasos sanguíneos, estando sujeitos a constantes transfusões de sangue e medicação. Com o passar dos anos, os pacientes portadores desta doença, veem os seus órgãos danificar-se cada vez mais, diminuindo assim a sua esperança de vida.