A Fundação Cura, em colaboração com The Marcus Foundation, Sanford Health e Alliance for Cell Therapy Now, está a apoiar um ensaio clínico de células mesenquimais do tecido do cordão umbilical humano (hCT-MSC) para tratar crianças com Síndrome Inflamatória Multissistémica (MIS-C).
O ensaio está a ser conduzido pela Dra. Joanne Kurtzberg, na Duke University, para determinar se as infusões de hCT-MSC são seguras e podem suprimir a resposta hiper-inflamatória e ter um impacto positivo no curso e duração dos sintomas, bem como os efeitos a longo prazo desta síndrome potencialmente fatal.
Os hCT-MSCs são fabricados no Laboratório de Fabrico de Células Robertson GMP da Duke. A U.S. Food and Drug Administration (FDA) aprovou a Aplicação de Investigação de Novos Medicamentos (IND), e o Dr. Kurtzberg irá prosseguir com um estudo piloto em vários locais no final deste mês.
À medida que o ano escolar está a decorrer, mais crianças estão a ser diagnosticadas com o vírus SRA-CoV-2. De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), o número cumulativo de casos de coronavírus diagnosticados em crianças mais do que triplicou entre 2 de Julho e 3 de Setembro de 165.845 para 513.415. Desde 3 de Setembro, as crianças representam pelo menos 9,8% dos casos diagnosticados nos EUA e em estados como o Alasca, Minnesota, Tennessee, Carolina do Sul, Novo México e Wyoming, as crianças representam mais de 15% do total de casos. Algumas destas crianças desenvolveram doenças muito graves. Os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças informaram que, desde 3 de Setembro, pelo menos 792 crianças em 42 estados foram diagnosticadas com Síndrome Inflamatória Multissistémica em Crianças (MIS-C) e 16 morreram.