Um novo estudo avaliou a viabilidade e a segurança de tratar recém-nascidos que sofreram AVC com células estaminais mesenquimais.
Neste ensaio clínico participaram dez recém-nascidos com diagnóstico de AVC isquémico arterial perinatal, com até sete dias de vida. As crianças apresentavam convulsões e dificuldades respiratórias.
O tratamento experimental consistiu na administração intranasal de células estaminais mesenquimais da medula óssea em gotas. Seguiu-se um período de monitorização de pelo menos 4 dias e uma consulta de acompanhamento aos três meses após o nascimento.
O estudo mostrou que o tratamento é seguro, não tendo observado quaisquer efeitos adversos graves durante o tratamento ou nos três meses seguintes.
Acidente Vascular Cerebral infantil
Embora o AVC seja geralmente mais associado aos adultos, é uma das dez principais causas de morte infantil, ocorrendo muitas vezes entre as 20 semanas de gestação e os 28 dias após o nascimento. Apesar de serem raros, os AVCs perinatais são graves, podendo deixar sequelas para o resto da vida. Atualmente não existe nenhum tratamento eficaz para tratar recém-nascidos que sofreram AVC.