Infusão de células estaminais mesenquimais podem vir a demonstrar capacidade no combate ao Coronavirus (Covid-19)
Foi publicado um novo estudo na revista Aging & Diseases reportando os resultados da infusão intravenosa de células estaminais mesenquimais em pacientes com Coronavirus revelando melhorias no estado clínico dos pacientes.
Este estudo revelou que a infusão intravenosa de células estaminais mesenquimais é não tão só segura como se mostra efetiva no tratamento de pacientes com pneumonia devido à infeção por Covid-19, incluindo pacientes idosos com pneumonia grave.
O Covid-19 é uma doença aguda respiratória grave causada por um novo Coronavírus tecnicamente designado por SARS-CoV-2 – Síndrome respiratório agudo por infeção por Coronavirus 2.
Atualmente, tratar pacientes infetados com Covid-19, particularmente aqueles afetados com pneumonia grave, é uma desafio pois ainda não existem medicamentos e vacinas específicos para tratar o Covid-19.
Assim, este estudo tenta demonstrar que a terapia celular com células estaminais mesenquimais pode inibir uma resposta descontrolada do sistema imune e por isso promover uma reparação endógena essencialmente devido à melhoria do microambiente pulmonar depois da infeção por Covid-19.
O passo seguinte é alargar este estudo a um maior nº de pacientes para que as conclusões sejam mais robustas em termos terapêuticos.
Pode ler o artigo completo aqui.