Transplante com células estaminais mesenquimais melhora a condição dos pacientes com pneumonia devido a infeção por Covid-19
Foi levado a cabo um estudo para investigar o efeito do transplante de células estaminais mesenquimais na melhoria da condição de saúde de 7 pacientes com pneumonia devido a infeção com Covid-19. Este estudo teve lugar na cidade de Pequim entre 23 de janeiro e 16 de fevereiro de 2020.
14 dias após a infusão de células estaminais mesenquimais, o estado clínico dos 7 doentes foi avaliado, nomeadamente, os níveis inflamatórios, a resposta do sistema imunitário e os eventuais efeitos adversos.
A análise dos resultados permitiu concluir que a infusão de células estaminais mesenquimais pode curar ou melhorar o estado clínico de pacientes infetados com Covid-19 sem causar efeitos adversos.
A função pulmonar e os sintomas destes 7 pacientes melhoraram significativamente 2 dias após a infusão. Inclusivamente, 3 dos 7 pacientes tiveram alta 10 dias após infusão onde um deles se encontrava num estado de saúde particularmente grave.
Após a infusão, o nível dos linfócitos registaram aumento, a Proteína C Reativa diminuiu e as citocinas de hiper-reacção do sistema imunitário à infeção por Covid-19 desapareceram 3 a 6 dias após a infusão.
Em conclusão, a transplantação intravenosa de células estaminais mesenquimais é um procedimento seguro com resultados efetivos no tratamento de pacientes com pneumonia por infeção de Covid-19, especialmente em pacientes em estado crítico.
Pode ler o estudo completo aqui.