Investigadores da Universidade de Osaka e da Universidade de Quioto, no Japão, desenvolveram um biomaterial baseado em células estaminais que pode ajudar a regenerar tecidos associados a dores lombares e problemas de coluna vertebral.
Uma causa comum desta dor é a degeneração dos discos intervertebrais (DIV), que se encontram entre as vértebras e ajudam a dar flexibilidade à coluna vertebral. Assim, a degeneração das DIV pode levar a condições mais graves, tais como deformidade da coluna vertebral.
Os investigadores japoneses mostraram que a utilização de tecido de cartilagem derivado de células estaminais humanas poderá ajudar a evitar a perda de função causada pela degeneração dos discos intervertebrais. A equipa utilizou células estaminais pluripotentes, que podem desenvolver-se em diferentes tipos de células.
Este método tinha sido utilizado com sucesso para criar tecido reparador quando implantado em certos animais com defeitos de cartilagem articular. Desta vez, desenvolveram tecido de cartilagem humana derivado de células estaminais pluripotentes para implantação em ratos de laboratório.