A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou a autorização condicional de comercialização para Zemcelpro (dorocubicel/células do sangue do cordão umbilical não expandidas) na União Europeia. Este tratamento destina-se a adultos com doenças hematológicas malignas, incluindo leucemias, linfomas e síndromes mielodisplásicas, que necessitem de transplante alogénico de células estaminais hematopoiéticas após terapia mieloablativa (quimioterapia e/ou radioterapia) e para os quais não estejam disponíveis células de dadores adequadas.
Esta terapia, chamada Zemcelpro, é composta por células estaminais obtidas do sangue do cordão umbilical de um dador, algumas das quais foram cultivadas e expandidas em laboratório (dorocubicel), multiplicando o seu número e aumentando assim a eficácia do tratamento.
O medicamento foi desenvolvido no âmbito do Programa de Medicamentos Prioritários (PRIME) da EMA, que fornece aconselhamento científico e regulatório antecipado para medicamentos que podem atender a necessidades médicas não atendidas.
FONTE: www.ema.europa.eu/en/news/new-stem-cell-therapy-treat-patients-blood-cancers


