Menino de 7 anos com Encefalopatia Hipóxico-Isquémica melhorou as funções motoras após infusão de células estaminais do sangue do cordão umbilical.
Uma criança japonesa de 7 anos fez uma tratamento com células estaminais do sangue do cordão na Universidade de Duke, na Carolina do Norte, para tratar uma Encefalopatia Hipóxica-Inquémica, consequência de complicações no parto, nomeadamente privação de oxigénio (asfixia neonatal) durante o parto.
Naquela altura o menino de 7 anos não fez a recolha do sangue do sangue do cordão umbilical mas a sua irmã, anos mais tarde, teve oportunidade de fazer a recolha de sangue do cordão e criopreservou num banco privado.
Há cerca de 3 anos inscreveu-se no EAP – Expanded Access Protocol da Universidade de Duke para realizar uma terapia celular com o sangue do cordão da sua irmã para tratar as lesões cerebrais e melhorar a sua capacidade motora e cognitiva. O EAP é uma extensão do protocolo de um ensaio clínico aos pacientes que não tendo tido a possibilidade de integrar esse ensaio clínico, pretendem realizar esta terapia inovadora e experimental. Sublinhe-se que o EAP é um procedimento aprovado pela FDA – Food and Drug Administration assegurando toda a segurança biológica do procedimento.
Efeitos da terapia do sangue do cordão umbilical para HIE
Imediatamente após a infusão de sangue do cordão umbilical, as crises que ocorriam todos os dias pararam completamente por aproximadamente 24 horas. Houve também menos tensão nas articulações do quadril mas um aumento temporário da epilepsia, diminuindo gradualmente uma semana após a infusão. Um mês depois registou-se uma melhoria clara.
Antes da infusão de sangue do cordão umbilical, enquanto tentava mover as mãos, todo o seu corpo ficava tenso e rígido. No entanto, agora é capaz de realizar alguns movimentos motores. Embora ainda não se consiga mover, existem mudanças que fazem pensar que, se continuar com a fisioterapia, poderá recuperar as suas funções motoras.
Embora não tenhamos visto mudanças notáveis, o nosso filho parece feliz e animado ao ver que os seus braços, agora são capazes de se mover ligeiramente.”