Esta próxima história foi relatada em maio de 2023 na 10ª Conferência sobre Sangue do Cordão Umbilical da Associação de Saúde Materna e Infantil da China. O paciente recebeu o pseudônimo “Xiao An”.
“Eu não esperava que o sangue do cordão umbilical guardado em bebé, realmente lhe salvasse a vida após 19 anos depois!” disse o pai de Xiao An, um paciente com Anemia Aplástica. Em 2021, Xiao An, de 18 anos, foi repentinamente diagnosticado com Anemia Aplástica. Felizmente, o sangue do cordão umbilical armazenado no Banco de Células Estaminais Hematopoiéticas do Sangue do Cordão Umbilical de Tianjin, salvou a sua vida e ele está a recuperar bem. Este é de longe o armazenamento mais longo de sangue do cordão umbilical autólogo utilizado para terapia na China, criando um novo recorde de conservação e auto-utilização de sangue do cordão umbilical no país.
Cada vez que os pais de Xiao An recordam a sua decisão de guardar o sangue do cordão umbilical do seu bebé, sentem-se extremamente gratos. Quando Xiao An nasceu, em 2003, a consciência nacional sobre o sangue do cordão umbilical era precoce. Com a mentalidade de “preparação, múltiplas garantias e múltiplas tranquilidades”, armazenavam o sangue do cordão umbilical para os filhos. Em dezembro de 2021, Xiao An, que acabara de completar 18 anos, desenvolveu repentinamente sintomas como úlceras e manchas de sangue. Após uma série de exames, Xiao An foi diagnosticado com Anemia Aplástica. A Anemia Aplástica é uma condição autoimune em que células T super-reativas no sangue são acionadas para atacar a medula óssea do próprio corpo. Xiao An também tinha “clones de HPN” no sangue (hemoglobinúria paroxística noturna), que é uma marca registada da anemia aplástica grave. Este ataque grave pode levar à insuficiência completa da medula óssea e à morte. Enquanto procuravam tratamento em muitos hospitais nacionais, os pais de Xiao An descobriram que: Atualmente, o transplante de células estaminais hematopoéticas do sangue do cordão umbilical é um dos métodos eficazes para o tratamento da Anemia Aplástica, e a taxa de cura dos transplantes de sangue do cordão umbilical com o sangue autólogo do cordão umbilical do próprio paciente é alta. Isto deu à família de Xiao An, envolta na névoa da doença, uma nova luz de esperança, porque já em 2003, quando a criança nasceu, os pais de Xiao An tinham tomado a decisão de armazenar as suas células estaminais hematopoiéticas do sangue do cordão umbilical.
Depois de ser determinado como plano de tratamento para o Xiao An, o transplante autólogo de sangue do cordão umbilical, o hospital e os pais do paciente, contactaram o Banco de Sangue do Cordão Umbilical de Tianjin o mais rápido possível. Ao receber a notícia, a equipa encarregue do banco de sangue do cordão umbilical dedicou-se imediatamente aos preparativos para a libertação do sangue do cordão umbilical. O exame por técnicos profissionais mostrou que as células estaminais hematopoiéticas do sangue do cordão umbilical que estavam “adormecidas” há 19 anos, estavam em boas condições e todos os indicadores atendiam aos padrões para utilização. Em dezembro de 2022, Xiao An foi transferido para o Hospital Lu Daopei de Pequim, um conhecido hospital especializado em doenças do sangue no país, e foi oficialmente preparado para receber um transplante de células estaminais. Com os esforços da equipa, o precioso sangue do cordão umbilical foi entregue com sucesso ao hospital de transplante. O dia 25 de dezembro de 2022 tem um grande significado para a família de Xiao An. Após o tratamento completo pelo Diretor do Hospital Lu Daopei de Pequim, Xiao An foi submetido à infusão de células estaminais hematopoiéticas do sangue do cordão umbilical no mesmo dia, dando uma nova esperança de vida a este e a toda a sua família. Cerca de um mês depois, Xiao An recebeu alta da terapia intensiva e todos os indicadores físicos recuperaram bem. Ele recebeu alta hospitalar em fevereiro de 2023 e voltou à vida normal.
O sangue do cordão umbilical é o sangue colhido do cordão umbilical, rico em células estaminais “hematopoiéticas” formadoras de sangue e é de grande ajuda no tratamento de doenças do sangue. Atualmente, com o desenvolvimento contínuo da tecnologia médica, o sangue do cordão umbilical tem valor de aplicação clínica em mais de 80 doenças do sistema sanguíneo e do metabolismo. A popularização da tecnologia de armazenamento do sangue do cordão umbilical proporcionará proteção à saúde de mais famílias.
No caso do tratamento do Xiao An, o sangue autólogo do cordão umbilical desempenhou um papel positivo. Ao mesmo tempo, a tecnologia de armazenamento madura e a garantia de segurança do Banco de Sangue do Cordão de Tianjin também foram reconhecidas por unanimidade por especialistas clínicos. O transplante autólogo garantiu um futuro saudável e feliz para uma família. O pai de Xiao An disse numa entrevista após a operação: “Estou muito grato ao hospital e aos médicos que trataram do Xiao An. Obrigado ao Banco de Sangue do Cordão de Tianjin. Vocês realmente fazem muito pela humanidade e por milhares de famílias. Esta é uma grande causa!”.
É relatado que o Banco de Sangue do Cordão de Tianjin foi estabelecido em 2001, e as primeiras células estaminais do sangue do cordão umbilical armazenadas de forma privada na China foram congeladas no mesmo ano. O banco de Tianjin estava entre o primeiro lote de bancos de células estaminais hematopoiéticas aprovados pelo antigo Ministério da Saúde da China e aprovados na inspeção prática. É também uma parte importante da base nacional de industrialização de produtos de engenharia de células estaminais aprovada pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma. Atualmente, a biblioteca do Tianjin, Cord Blood Bank regista mais de 3.400 casos de aplicação de unidades de sangue do cordão umbilical do banco.