Em 2017, Eric Lyons, um americano que vive no Camboja, sofreu uma lesão cerebral traumática depois de bater com a cabeça no batente de uma porta. A infusão de células estaminais do cordão umbilical trouxe de volta a qualidade de vida ao Eric.
Antes da Lesão
Eric era uma pessoa bastante ativa e trabalhava para todos os dias alcançar os seus objetivos, sonhos e ambições. De facto, o seu estilo de vida bastante aventureiro trouxe-lhe algumas complicações, visto que sofreu muitos acidentes, uns leves e outros um pouco mais graves. Antes de ter sido diagnosticado com esta lesão cerebral, o Eric também tinha sofrido um acidente grave de carro.
De acordo com os médicos do Eric, todos estes percalços, causaram lesões cumulativas no seu cérebro. Contudo a gota de água, foi em 2017, quando este bateu com muita força no batente de uma porta. Aos poucos, Eric começou a perder gradualmente a sua capacidade cognitiva e os seus movimentos, sendo que a sua memória e capacidade de fala também foram afetadas. O Eric não conseguia ler, visto que perdeu alguma visão do olho esquerdo, não se conseguia equilibrar e não conseguia dormir. De facto, este considerava-se apenas 15% da pessoa que era antes desta lesão.
Em 2018, Eric passou por vários tratamentos numa clínica em Dallas, no Texas e recuperou cerca de 70% da sua capacidade, melhorando bastante o seu equilíbrio, a visão, a memória e tarefas motoras.
E os restantes 30%?
Terapia com células estaminais do cordão umbilical
Mesmo com 70% da sua capacidade recuperada, Eric afirmava ainda não ter recuperado a memória e não aguentar trabalhar mais de 30 minutos seguidos, procurando outras alternativas aos tratamentos anteriores a que tinha sido submetido.
Depois de muita pesquisa, Eric entendeu que as células estaminais mesenquimais podiam ser utilizadas para tratar lesões cerebrais e em 2019 começou 3 semanas de tratamento num hospital na Tailândia, onde recebeu cerca de 220 milhões de células estaminais mesenquimais do cordão umbilical, através de injeção na espinal medula e também por via intravenosa. Este tratamento foi complementado com sessões de fisioterapia destinadas a promover a conectividade entre músculo-nervo.
Depois da terapia celular
Após o tratamento , Eric Lyons voltou à sua vida normal, afirmando ter ganho muito mais do que alguma vez poderia esperar, fazendo tudo aquilo que fazia antes do acidente, e até participando em maratonas!
A infusão de células estaminais do cordão umbilical foi a chave para a recuperação do Eric. Ainda há muito mais para descobrirmos sobre esta terapia alternativa, mas os casos de sucesso multiplicam-se.